Para as indústrias de bens de consumo, que abrangem alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica, a criação de um Plano de Negócio Conjunto em com seus clientes e distribuidores traz grandes benefícios, uma vez que posiciona as empresas para explorar novos mercados e consolida parcerias que oferecem significativos ganhos mútuos.
![]()
O que é Plano de Negócio Conjunto (JBP)?
O chamado Joint Business Plan (JBP) ou Plano de Negócio Conjunto, que consiste em um conjunto de estratégias elaboradas de forma colaborativa pela indústria e pelo varejo (quando se trabalha com o canal direto) ou pela indústria e seus distribuidores (quando se trabalha com o canal indireto) é o que dá forma a essa parceria. Essa parceria visa alinhar interesses para atingir objetivos comuns, como:
Aumento do ticket médio
Criação e expansão de canais de venda
Fortalecimento da marca
Desenvolvimento de novos produtos
Esse alinhamento das empresas em torno de um objetivo comum potencializa recursos e facilita o alcance dos resultados, com ações de médio e longo prazos. Mas o principal aspecto do JBP ou Plano de Negócio Conjunto é que, por meio desse planejamento conjunto, é possível construir uma relação que vai além da simples transação comercial, uma mera questão de compra e venda. A iniciativa visa ao crescimento sustentável e se traduz em melhoria da eficiência operacional, fortalecimento de suas respectivas participações no mercado, incentivo à inovação e notável melhora na comunicação e na confiança entre as partes.
Estrutura colaborativa e base multidisciplinar
Para um JBP efetivo, contudo, é essencial que as empresas envolvidas tenham um bom conhecimento do mercado em que atuam, compreendam o comportamento do consumidor, estejam dispostas a compartilhar informações e insights e atuar de forma colaborativa em base contínua. Nesse processo, a transparência é fundamental, assim como a participação ativa de todas as áreas envolvidas nas operações, em um modelo multidisciplinar, de modo que se tenha uma visão abrangente das deficiências, gargalos e falhas, bem como dos acertos e oportunidades de melhoria.
Além disso, para a implementação eficiente de um JBP se faz necessário verificar a capacidade e a adequação das plataformas digitais em uso nas empresas. Um JBP pede um Data Quality de alta confiabilidade, ferramentas robustas e ágeis de análise de dados e plataformas amigáveis e colaborativas.